-
Arquitetos: Perkins Eastman
- Área: 119000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fangfang Tian
-
Fabricantes: CompactWood Interior & Exterior Surfaces, Gerflor Flooring Group, Jiangsu Trans Build Tech Co. Ltd.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Whittle e o Alojamento Suzhou estão situados em um gracioso terreno de 7,5 ha à beira-mar, no coração do distrito da nova cidade de Suzhou, China. A apenas 19 minutos de Xangai, a nova instalação de 119.000m² é projetada para acomodar 2.500 alunos, do pré-escolar ao 12º ano, em um ambiente de internato que apoia a filosofia da Whittle, "a aprendizagem acontece em qualquer lugar, o tempo todo". O campus é composto por vários edifícios acadêmicos, um centro esportivo e de artes cênicas e um alojamento para 1000 alunos. O projeto oferece espaços de aprendizagem flexíveis e de alto desempenho que melhoram o currículo acadêmico da Whittle e facilitam programas de aprendizagem interdisciplinares, bilíngues e experimentais. Projetado para atender aos requisitos de referência LEED para Escolas Silver e China Greenstar (duas estrelas), o campus de última geração está prestes a se tornar um dos principais campi de internato da Ásia.
Abordagem de Planejamento
O planejamento do campus da Escola Whittle é formado pelas pressões do local e pelas forças programáticas internas. O terreno é cercado a leste e sul por um novo canal, uma estrada de acesso secundário a norte e uma rodovia e uma área verde a oeste, criando uma dicotomia natural que divide o local em duas zonas distintas: uma zona ruidosa/ativa/esportiva/habitacional ao longo da rodovia e uma zona serena/contemplativa/acadêmica ao longo do canal.
1. As funções acadêmicas centrais são distribuídas em três pavilhões acadêmicos distintos e dispostas ao longo do canal para otimizar o acesso à luz natural e às vistas. Essas "lanternas de aprendizagem" abrigam o centro de ensino precoce, a escola primária e as funções da escola superior.
2. As instalações de artes cênicas e esportes formam um edifício comunitário compartilhado ao longo do eixo norte-sul entre as duas zonas, formando um buffer de transição entre os campos esportivos e a zona acadêmica.
3. Uma plataforma ajardinada no nível do solo, contendo o coração da escola e espaços comunitários compartilhados, interconecta os pavilhões de ensino ao centro de esportes em um design integrado.
4. A torre do dormitório estudantil é situada ao longo da borda do canal, na extremidade mais privada do eixo principal do campus norte-sul, como contraponto ao elemento horizontal do centro de artes cênicas e esportes.
Design da Fachada
A arquitetura atemporal se inspira em elementos históricos de Suzhou (biombo, galeria, pátio, jardins) reinterpretados para um campus de educação internacional moderno.
O Brise
Para criar um campus coeso e distintivo, uma tipologia de brise de alta tecnologia envolve a fachada, fornecendo controle de luz natural e identidade aos diversos componentes funcionais. Cada tipo de brise é projetado para atender às necessidades específicas de orientação, layout interno, redução de brilho e captação de luz solar para cada edifício que serve. O brise exclusivo é construído com concreto de ultra-alto desempenho (UHPC) e é o principal componente arquitetônico das paredes externas.
A Galeria
Localizada ao longo do perímetro do térreo, uma série de galerias oferece um caminho externo abrigado para os alunos circularem pelo campus protegidos do sol e da chuva, enquanto interagem com a arquitetura e a paisagem.